5 de jan. de 2010

Um post envelhecido 14 anos.

Demorei um tempo para criar um blog. O difícil foi achar um nome que gostasse. Tinha criado um com o título de Over de Plus a Mais, mas confesso que achava o nome cansativo, apesar do meu amigo @maurilo gostar. Pretendo aqui, na medida do possível escrever um pouco da minha experiência.

Tenho 34 anos. 12 como empreendedor. Trabalho desde os 14 anos, quando a finada amiga da minha mãe, Tia Maristela, me deu um emprego de Garçom no restaurante dela. Ficava ali na Cláudio Manoel com Maranhão. Não ganhava muito mas aprendi bastante e comi bastante, isso sim.

Entre idas e vindas já trabalhei em estúdio de fotocomposição, serigrafia, gráfica rápida, canal de televisão, fiz campanha política com o Luiz do Sys (@goiabamor), na extinta DNA e na ativíssima Perfil. Fui designer júnior na By Design onde tive o prazer de trabalhar com a mega talentosa e charmosa Ângela Dourado. La fiz uma boa escola. Fui parte do núcleo da Dani Karam (@danikaram), Andréa Costa Gomes e Carol Teixeira.

Lá aprendi a ver o design de forma global e encantei com o mundo da criação. Confesso que isso começou bem antes, nos idos de 1992 quando fui estagiar na agência do meu pai, Mário d'Alcântara (@mariodalcantara). Lá tive o prazer de aprender o bê-á-bá de tipografia, kerning, layout com o Mestre Raul Alvarenga. Um dos Diretores de Arte mais talentosos da velha guarda. Lá fui apresentado ao Corel 3, Aldus PageMaker 3 e Adobe Photoshop 3. Fui estágiário de finalização do Ricardo Miranda, grande amigo que atualmente trabalha no mercado gráfico.

De lá foram outros caminhos. Fui apresentado ao Evando Abreu, empreendedor e dono da Compoart. Um dos maiores fotolitos da América Latina na época. (que o mercado agradeça a ele pelos Apples Classic II que ele comprou para cada grande agência em 1988, pelo que sei o Xico Castilho até hoje usa o dele.)

Lá pude aprender mesmo sobre PC e Mac. Aprendi bastante com Cássio, Deomar (hoje na Domínio Público), Carlos Loiro e outras "feras" do mercado. Tive o prazer de finalizar trabalho dos mais prestigiados Diretores de Arte do mercado na época (Geraldo Leite, Ricardo Carvalho, Cacate, Cláudia Travessoni e outros nomes de peso do mercado.)

Confesso que ali aprendi mais sobre estética, uso de cor, equilíbrio e harmonia do que em qualquer curso de design.

Dali fui estagiar na Godoi,M para suprir uma vaga deixada pela amiga Sylvie Moyen. De lá fui para a BY Design. Depois de um tempo aprendendo com o pessoal fui chamado para ser Diretor de Arte Interativo na Prompt. Isso já em 1996. Não sem citar que em 1994 trabalhei numa empresa de software chamada Softech. Lá tive um chefe exemplar. Wanderson. Trábalhavamos na sede da Rádio 98. No prédio da Studio J. Uma serigrafia de Jacques Jarjour Carneiro, grande amigo que já partiu.

Em abril de 1997 comecei minha carreira empreendedora. Juntamente com dois amigos fundei a E-MEDIA, empresa de marketing interativo (depois webmarketing, agência digital e por fim agência web).

Confesso que tinhamos um estilo e uma metodologia muito avançada para a época. Enquanto todo mundo fazia "romipeige" a gente propunha de fazer sites e aplicações multimídia. Chegamos a fazer um piloto, com grande expectativa, de Mc Games para o Mc Donald's. Eram uma série de jogos em diskettes 3.5". A idéia foi super bem aceita. O custo e a viabilidade mercadológica na época eram inviáveis.


Quando em 2004 se não me engano o Mc Donald's deu cds com jogos de brindes no Mc Lanche Feliz confesso que fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz porque nossa idéia era boa. Triste porque o timing foi ruim.


Foi uma época de muito trabalho e pouco dinheiro. Os sócios sairam, um logo de início, o outro ficou até quando deu. Depois tive outros dois sócios, meu irmão e um amigo.


Na E-MEDIA tive o prazer de criar para clientes como Arezzo (praticamente criamos toda a identidade e posicionamento da empresa, que é utilizado até hoje), Engetron, Patrimar, Arzon, Estado de Minas, Uai, dentre outros. Os novos sócios, Pablo Aguirre (um amigo de infância) e Fred d'Alcântara (meu irmão) deram novo fôlego pro negócio.

Fique 7 anos na E-MEDIA. De 1997 a 2004. Foi muito chão. Muitas propostas. Muitos modelos de trabalho. O mercado era muito novo. Tudo era muito novo. Criamos e inovamos em padrões que grandes agências web de BH copiaram e utilizam até hoje.

Em 2004 fundei a Viva Digital. Uma agência de soluções digitais. Era eu, um computador e um escritório na minha casa. Vendia projetos com base na experiência que adquiri em todos os anos de trabalho. Tinha uma equipe para cada projeto. Já coordenei projeto com um programador no Canadá, um designer no Rio de Janeiro e um produtor em Porto Alegre. Foi gratificante.

Em 2008, já com um portfólio de clientes e uma metodologia de trabalho bem estruturada, aceitei o desafio de colocar a Viva Digital em Stand BY e ser Supervisor de Criação Digital da Reciclo.

Aqui tenho vivenciado o dia-a-dia de grandes campanhas que requerem integração on/off.

É com essa experiência que pretendo escrever aqui para você meu leitor (será que tem alguém).

Volte sempre. Pode ser que até nos conheçamos, afinal, o mundo é um Ovo. Se for digital, menor ainda.

10 comentários:

  1. Adorei! Sou viciada em blogs brasileiros, me informo e reciclo meu portugues.
    Boa sorte !
    Fabiana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cris!

    O texto ficou muito legal, é bom ver o pessoal da "velha guarda" da internet com projetos desafiadores e nunca deixando a peteca cair.

    Boa sorte e pode contar comigo.

    abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fala Cristiano. O primeiro comentário do seu primeiro blog ganha brinde? Acredito que só pelo fato de ser o primeiro comentarista já signifique alguma coisa, né?
    Cara, gostei bastante de sua história. Temos trajetórias diferentes, mas, meio que unificadas. Amigos em comum, formações parecidas, mesmas agências só que em momentos diferentes. Lembro-me, inclusive, de uma visita sua em minha casa, juntamente com o Marcos Leão, quando minha filha era ainda de colo. Gosto de histórias e fiquei satisfeito em saber de trajetórias paralelas. Fez com que eu me sentisse menos sozinho. O mercado merece pró-atividades no sentido dessas histórias. Devemos lembrar aos envolvidos que precisamos de um órgão que nos regule, nos defenda e que fomente ainda mais a incubadora de talentos que Minas Gerais provou ser. Desejo sucesso ao Ovo Digital. Um brinde à sua iniciativa. @rogeriosol

    ResponderExcluir
  4. Rogério bom saber que o @rogerioSol é você. Claro que me lembro. Você estudou na Austrália e teve um tempo na Fuma também. Acompanhe sempre que quiser. Vamos marcar um almoço de brinde! Afinal realmente o primeiro comentário vale mais.

    Baeta, obrigado nego pela visita e pelas palavras. Volte sempre que quiser, espero deixar sempre um ovo frito pronto. Pode ser que saia um bife a cavalo.

    Fabiana,
    que bom que gostou. A casa está sempre aberta pra sua visita.

    ResponderExcluir
  5. O mercado digital em BH é um ovo de codorna. Bacanérrima a trajetória. Força para continuar com novos posts.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o seu texto Cristiano! Embora nunca tenha trabalhado em Minas, morei aí por 2 anos... e até tentei um estágio na By Design quando fazia publicidade aqui em Santa Catarina. Mandei uma latinha personalizada me autopromovendo.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Vinny e Jarbas, a cozinha tá sempre aberta. Abs e obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir
  8. Amigo Jack, boa sorte e já vou te linkar na pastelaria. Abração!

    ResponderExcluir
  9. Fala Cristiano! Mutio bakana toda essa experiência de vida! Tomara que o OVODIGITAL possa ser um grande sucesso. Foi muito bom poder fazer parte da equipe Reciclo e com certeza vai dar tudo certo por ai! Tem muita gente talentosa ai dentro. Muita garra nesse início que é com certeza o momento mais complicado e que precisa ser bem feito, depois eh só curtir. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Amigo, parabéns pelo Blog, excelente! e obrigado por tão gentis palavras sobre a Compoart, sobre nós. Estamos novamente em BH (aguardando a tua visita) de onde saímos com a intenção de voltar o mais breve possível. Estar aqui novamente foi um sonho adiado por 12 longos anos, porém válidos, pois fomos muito bem recebidos no Rio e profissionalmente ganhamos muito também. Abraços a todos. Deu saudades aqui, tantos nomes que conhecemos e com os quais convivemos. Abraços amigo. BOA SORTE!!! você a merece!

    ResponderExcluir