11 de jan. de 2010

Dica Poché: Stanford Web Credibility Research - 10 dicas para aumentar a credibilidade do seu site.








A Universidade de Stanford divulgou uma excelente pesquisa feita pelo seu laboratório de Tecnologia Persuasiva, que tem como objetivo investigar como projetos de tecnologia, desde websites até iphones, podem ser projetados para mudar o que as pessoas acreditam ou fazem. Algo que a universidade define como Captologia. Para saber mais sobre o Laboratório, clique aqui.


A pesquisa lista as dez dicas que todo website deve seguir para manter sua credibilidade. Busquei a tradução do conteúdo no blog da Mídia Digital, mas quem quiser acessar a pesquisa na íntegra, clique aqui. Destaque para o item 6 da pesquisa. Design, sim, é um fator importante e que transmite credibilidade. Quanto melhor o design e melhor usabilidade, maior credibilidade.

1 – Facilite a verificação das informações do seu site.
Se as informações do seu site são confiáveis, não tem por quê esconder as fontes. Disponibilize o link de onde você tirou a informação; cite nomes e referências.


2 – Mostre que existe uma instituição organizada por trás do projeto
Transfira a autoridade de organizações respeitadas para o conteúdo. Funciona como um “Page Rank Cognitivo”. Exiba logomarcas, números de registros, entre outras informações oficiais que demonstrem que seu site tem bala na agulha.


3 – Realce a experiência da organização nos serviços que oferece e nos conteúdos que disponibiliza.
Você tem um conteúdo de qualidade? Os profissionais da sua empresa são os melhores do mercado? Exponha e explore isso de maneira objetiva. Diga também a quanto tempo sua empresa está no mercado, exiba cases de sucesso, depoimentos de parceiros, clientes, etc.


4 – Mostre as pessoas honestas e confiáveis por trás do projeto
Exiba nomes. Forneça contatos pessoais na medida do possível. Se o usuário tem acesso fácil a quem está envolvido com o desenvolvimento de um site ele pode esclarecer suas desconfianças pessoalmente.


5 – Facilite o contato
Quem não deve não teme. Os usuários se sentem seguros ao saber que podem fazer contato com o site rapidamente e por diferentes caminhos. Não esqueça de sempre responder os contatos.


6 – O design do seu site deve parecer profissional (ou apropriado para sua finalidade)
Aí está um dos fatores que atestam a importância da beleza do layout na usabilidade. Ninguém confia em um site feio ou com aparência amadora.


7 – Faça seu site fácil de utilizar, e útil
Problemas de usabilidade também evocam amadorismo, além de irritar o usuário, prejudicando as conversões. Sites que não servem pra nada, então, não é preciso nem comentar.


8 – Atualize seu site freqüentemente (ou pelo menos mostre que foi revisado recentemente)
Uma das coisas mais legais da internet é o dinamismo. Mesmo se um site tem conteúdo estático (página institucional, por exemplo), ninguém vai confiar muito se a última atualização foi no tempo dos dinossauros.


9 – Seja moderado com conteúdos promocionais (anúncios e ofertas)
Quando a esmola é demais, o santo desconfia. Mas além da desconfiança comercial (produtos baratos demais, por exemplo), se mais de 70% da área do site é tomada por banners e links patrocinados, é porque o conteúdo é duvidoso ou não deve ser muito importante.


10 – Evite todo o tipo de erro, por menor que seja.
Bugs também são fortes indícios de amadorismo e de deficiências no projeto. É melhor uma funcionalidade que não existe do que uma que não funciona.


Links deste post:
Blog Mídia Digital
Stanford Captology Lab
Stanford Web Credibility Research

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