28 de jan. de 2010

Internet e Redes Sociais: sinapses.


A Internet nunca mais foi a mesma desde que surgiram as primeiras redes sociais. Síntese da unidade de indíviduos em torno de um tema, cultura ou qualquer outra informacão, seja ela qual for, as redes sociais mudaram a comunicação num paralelo jamais visto pela humanidade.

A informação trafega com velocidade impressionante. Veja pelos replies, retweets, comments e outros afins que transitam todo dia pela web.

Desde a mudança na forma de comunicar ao impacto de quem comunica e como comunica, as redes sociais, a meu ver, são sinapses de um grande consciente coletivo que orbita a web.

As empresas precisam aprender e entender (algumas já o sabem muito bem) o poder dessas ferramentas. Leia-se por rede social todo ajuntamento de pessoas em torno de uma ferramenta, serviço ou produto da web e na web.

As marcas por si só, já "convergem" diferentes tipos de pessoas que, por afinidade, se associam a elas.

Tomemos por exemplo a ferramenta Nike Plus. É um exemplo de rede social criada a partir de:

produto ou marca + hábito + tecnologia

A Nike hoje possui milhões de praticantes de corrida (indoor, outdoor) que "competem" entre si ou mostram seus resultados online. É uma estratégia sensacional. É marketing, tecnologia, interação. É um ciclo de relacionamento. É Branding puro e objetivo.

Talvez pensem que usar a Nike seja um exemplo fora da nossa realidade. Mas digo que não é.

Seja uma marca de Minas, São Paulo, Vancouver, Tokyo ou qualquer outro ponto do Google Maps, tem sempre uma forma de utilizar as redes sociais para promoção ou divulgação de QUALQUER produto, marca ou serviço.

Os grandes avanços da humanidade foram na direção de minimizar tempo ou executar tarefas com o menor esforço. Sempre buscamos a inovação e principalmente a superação.


Acredito que a evolução da internet seja uma grande e complexa rede neural. Um "second life" no nosso dia-a-dia. Veja os exemplos de realidade aumentada (nada de exemplos bobos como ter um boneco na mão ou um personagem), digo realidade aumentada que vai "inserir" o estilo web de informação no nosso estilo real de vida, me refiro a poder "clicar" num prédio e saber todas as empresas que atuam ali, calcular distâncias ou localizar qualquer pessoa / lugar em segundos.

Isso ao mesmo tempo é preocupante. Imagino que a Google tenha mais informação coletada em e-mails, conversas, buscas, etc., que todas as bibliotecas já nomeadas e conhecidas da história da humanidade.

Cada post, tweet, comentário, bit, byte, foto, vídeo, áudio que criamos, enviamos, re-transmitimos, validamos e até mesmo rejeitamos, são blocos, tijolos digitais para construção da nova internet. 

Entender nosso papel enquanto prosumers (produtor e consumidor da informação) é crucial.

Saber tirar proveito de todo esse agigantado volume de interações e informações é questão de sobrevivência. Não importa em qual rede você esteja.

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